Conheça as novidades eleitorais

Gilmar Nascimento de Moraes

20 abril 2018

4 Comentários

Casa Blog

Eleições 2018 e o Financiamento Coletivo na política: maior participação popular

Eleições 2018 e o Financiamento Coletivo na política: maior participação popular

O financiamento coletivo foi o segredo da ascenção de políticos como Barack Obama. Entenda como ela pode modificar o cenário eleitoral brasileiro este ano.

 

Nesse ano de 2018, pela primeira vez, pré-candidatos a cargos públicos poderão solicitar ao eleitorado ajuda financeira antes do período eleitoral.

A partir de 15 de maio, os pré-candidatos já poderão divulgar suas propostas através de empresas especializadas e devidamente credenciadas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Os pré-candidatos apenas precisam ter cuidado em realizar essa modalidade de arrecadação por meio de empresas devidamente credenciadas junto ao TSE. Além disso, o período de credenciamento ainda não começou, pois esse prazo será a partir de 30 de abril.

Vemos como um novo tempo, pois foi através dessa modalidade de engajamento do eleitor que Barack Obama conseguiu se eleger Presidente dos Estados Unidos. Se não fosse a doação financeira do eleitor, esse jamais conseguiria ganhar a eleição contra John McCain, candidato esse patrocinado pelos grandes grupos econômicos.

A estratégia do Presidente Barack Obama em usar o financiamento coletivo para arrecadar os valores necessários para sua campanha e, principalmente, engajar e fidelizar o eleitor norte-americano a conhecer de perto seu trabalho e propostas, deu tanto certo, que ele foi reeleito e ainda é considerado um dos políticos mais influentes e admirados de todo o mundo.

 

AS REGRAS

 

Como tudo na vida, a doação para campanhas eleitorais também tem suas regras, e o eleitor precisa ficar atento a todas elas. A Resolução/TSE nº 23.553, de 18 de dezembro de 2017, regulamenta o financiamento coletivo das campanhas eleitorais, porém ela apresenta algumas peculiaridades que precisam ser atendidas e observadas pelo pré-candidato e pelas empresas arrecadadoras.

 

DA ANJO SOLIDÁRIO

 

Somos uma empresa especializada em arrecadação/financiamento coletivo/crowdfunding e estamos à disposição dos pré-candidatos para realizar sua arrecadação e também orientar acerca das exigências jurídico-partidárias e da prestação de contas eleitorais antes, durante e depois das Eleições 2018.

Contate-nos e responderemos em até 24 horas, seja pelo endeço contato@anjosolidario.com.br, seja pelo formulário a seguir:

[contact-form-7 404 "Not Found"]

4 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *